Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Irauçuba: no dia mundial da diabetes falta medicamento básico para tratamento da doença.


Hoje dia 14 de Novembro é o dia mundial da diabetes objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Aqui em Irauçuba há mais de um mês falta o medicamento METFORMINA esse é essencial para o tratamento da doença. Este blogueiro sofre desde problema e todos os meses se dirige a UBS ENOCA RAMOS e não encontra o medicamento  desde a cerca de mês não tem esse medicamento . Conforme a lei Federal 11347/2006 em seu artigo 1º diz que os portadores dessa doença receberão os medicamentos, bem como o material necessário para sua aplicação e monitoramento gratuitos.


Enquanto no mundo inteiro governo, prefeituras realizam no dia de hoje campanhas de conscientização para que a população que sofre ou os que tenham predisposição para  a doença acompanhem o tratamento, façam exercício para combater a obesidade que é uma das principais causas da diabetes tipo 2. Em Irauçuba a politica ao que tudo indica é o extermínio dos portadores da doença( Já que a falta do medicamento o portador pode sofrer amputações, AVC,infarto etc.

Por outro lado a burocracia e falta de sensibilidade dos gestores públicos acarretam mais problemas à população. Fui encaminhado com guias de referência para consulta ao Endocrinologista e Oftalmologista. Ao chegar na Secretaria de Saúde fui informado que a guia de referência tinha que ser encaminhada pela UBS da minha área( Enoca Ramos) e foi exigido uma relação de xérox de documentos que se compara a posse de um concurso público. 
Indaguei ao servidor da UBS se naquela unidade não existiria impressora para xerocar os documentos exigidos, e fui informado que não.

Pergunta-se o por que de tamanha exigência já que o preenchimento de uma simples ficha com os dados do paciente resolveria o problema ou até o preenchimento de uma ficha no computador. Na era da informática a prefeitura de Irauçuba encontra-se na ineficiência da burocracia que causa transtornos ao cidadão, principalmente aos mais necessitados.




CURTIR F