Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Irauçuba: açude Jerimum ainda não acumulou água durante o período da quadra invernosa, segundo a COGERH.



O Portal Hidrológico da COGERH( Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará) s  informa que neste período da quadra invernosa, o açude Jerimum localizado na bacia do Curu, no  município de Irauçuba encontra-se com capacidade ZERO de armazenamento.

Neste açude se localiza uma adutora que abastecia a sede do município e localidades de Campinas, Cachoeira e Assentamento Saco-Verde. Caso até o final da quadra invernosa o quadro permaneça como esta, a situação se complicará cada vez mais para os habitantes destas localidades.

Em relação aos moradores da sede caso a adutora de engate rápido funcionasse a situação seria de tranquilidade já que açude Missi encontra-se com quase 15 milhões de m³ de água. A adutora inaugurada no ano passado com a presença do então governador Cid Gomes, deputados e políticos locais. Na festa, o público  teve direito a banho de mangueira  dado pelo governador.

Mas a realidade dos habitantes da sede é outra, já que a água não chega em quantidade suficiente para o abastecimento da cidade. A adutora de engate rápido constantemente apresenta vazamentos,   E a cena que predomina são carros particulares circulando, vendendo água de porta em porta. A população  obriga-se a comprar 1000 litros de água por R$ 25,00. Sacrificando assim o orçamento familiar.

Grande parte das pessoas que  compareceu à inauguração, hoje só dispõem de água, colocada  pelos carros-pipa contratado pela prefeitura. Inconcebível que uma cidade onde os recursos financeiros são parcos ter que pagar pelo ônus de uma obra mal planejada e executada. 

Faz-se necessário  que o Ministério Publico Federal  investigue esta obra, que envolve recurso financeiro da União, milhões de reais pagos na obra não pode ser desperdiçado. A população irauçubense já tão sacrificada, merece respeito do governo estadual. É o mínimo que se exige dos governantes!



CURTIR F